2026-03-07

Dia Internacional da Mulher: MARP reafirma compromisso de continuar a lutar por um mundo rural vivo, com direitos, justiça social, igualdade e paz

Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a MARP – Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas saúda todas as mulheres do mundo, e em particular, as mulheres agricultoras e rurais portuguesas, que trabalham a terra e com a terra, contribuindo todos os dias de forma decisiva para a soberania alimentar do nosso país, para a preservação da biodiversidade, da natureza e da cultura, promovendo a vitalidade dos seus territórios e comunidades.

Sendo este um momento de comemoração da vida e do trabalho das mulheres, é também de reafirmação da luta das mulheres agricultoras e rurais por uma efetiva igualdade na vida, num país onde se sentem retrocessos nos direitos e nas mentalidades, que vêm a par com o agravamento das condições de vida e de trabalho, e com a desvalorização do papel e da participação das mulheres.

Lutamos por políticas que valorizem o mundo rural e as mulheres rurais, que promovam uma agricultura sustentável e familiar e o reforço dos circuitos curtos alimentares, com uma justa repartição de valor por toda a cadeia, e por preços justos aos produtores e aos consumidores.  

Reivindicamos políticas que protejam o direito de todos a uma alimentação saudável e acessível, que contribuam para a fixação das pessoas nos meios rurais e que contrariem o abandono do campo e da terra possibilitando o acesso à terra a quem a quer trabalhar.

Denunciamos os baixos preços pagos à produção agrícola, o aumento dos custos dos fatores de produção e o desinvestimento em serviços públicos essenciais — como saúde, educação, transportes e apoio social — que continuam a penalizar, em particular, as mulheres agricultoras e as suas famílias.

É igualmente fundamental a concretização plena do Estatuto da Agricultura Familiar e a criação de um regime de segurança social adaptado à realidade das mulheres agricultoras e rurais, que lhes assegure proteção e dignidade ao longo da vida e, em especial, na velhice.

A luta pela igualdade e pela justiça social não pode estar dissociada da luta pela paz, e pelo direito dos povos à soberania, independência e autodeterminação. Num contexto internacional marcado pelo agravamento de conflitos armados e pela crescente militarização, reafirmamos que a defesa da paz é condição essencial para garantir direitos, dignidade e futuro para todas as mulheres, e condenamos as políticas que priorizam o armamento e a guerra em detrimento das condições de vida do seu povo.

Ao assinalar o 8 de Março, a MARP pretende levar a voz das mulheres agricultoras e rurais a iniciativas por todo o país, participando e promovendo ações de contacto com agricultoras e populações em feiras e mercados locais, bem como aderindo às iniciativas e manifestações promovidas pelo Movimento Democrático de Mulheres, em 19 cidades do país, sob o lema “Vida com Dignidade, Direitos com Igualdade!”.

Neste Dia Internacional da Mulher, reafirmamos o compromisso de continuar a lutar por um mundo rural vivo, com direitos, justiça social, igualdade e paz.

 

Coimbra, 08 de Março de 2026