2025-05-21

Dirigente da CNA apresenta prioridades para futuro da PAC em reunião do EBAF

Em representação da ECVC – Coordenadora Europeia Via Campesina, o dirigente da CNA Vítor Rodrigues participou na segunda reunião do EBAF (Conselho Europeu da Agricultura e Alimentação), que se focou essencialmente no futuro da PAC – Política Agrícola Comum.

A ECVC reforçou as suas prioridades para a próxima PAC, como a implementação de medidas de regulação e estabilização do mercado, garantindo preços justos pagos aos agricultores. Defendeu uma política de ajudas que considere a manutenção dos dois actuais pilares da PAC, o plafonamento (tecto máximo), modulação e redistribuição nas ajudas, e que estas sejam canalizadas prioritariamente para os pequenos e médios agricultores, instalação de jovens agricultores, zonas com desvantagens naturais, sistemas mistos de produção e transição para práticas mais sustentáveis, em particular, as agroecológicas.

A ECVC defendeu ainda o reforço dos mecanismos de prevenção e gestão de crises, bem como dos serviços de apoio aos agricultores.

Vítor Rodrigues deixou claro que estes objectivos necessitam de um orçamento forte, em que os benefícios da agricultura sejam abordados de forma sistémica, rejeitando qualquer perspectiva de cortes ou de renacionalização da PAC. Só assim será possível garantir a viabilidade dos territórios rurais e rendimentos dignos para quem vive de trabalhar a terra e produzir alimentos.