2020-02-10

Reunião com lesados pelos javalis em Moimenta da Serra (Gouveia)

 

Esta reunião, convocada pela ADAG (Associação Distrital dos Agricultores da Guarda), com o apoio da CNA, na Junta de Freguesia e Centro Cultural de Moimenta da Serra, concelho de Gouveia, contou com a participação de Agricultores de várias Freguesias do concelho de Gouveia e também alguns Caçadores e Autarcas.

Coube ao representante da CNA, João Dinis, expor a situação e as perspectivas que a CNA e Filiadas de um modo geral têm vindo a colocar aos Governantes. Destaque para a atribuição de indemnizações pelos prejuízos causados pelos javalis à Lavoura e aos Agricultores, indemnizações que, perante o descontrolo das populações desses animais em vastas regiões, devem passar a ser pagas pelo Governo.

ADAG irá solicitar uma reunião ao Presidente da Câmara Municipal de Gouveia para expor esta dura realidade dos Agricultores da zona.

De relembrar que está a decorrer a petição "Agricultores e outros Rurais devem ser ressarcidos dos prejuízos na Agricultura provocados por Javalis e outros animais selvagens".

https://www.cna.pt/news/show/66.html

 

Veja a notícia da SIC sobre esta reunião em: https://sicnoticias.pt/pais/2020-02-09-Agricultores-do-distrito-da-Guarda-queixam-se-de-prejuizos-provocados-por-javalis