2024-02-08

Grande iniciativa de protesto da CNA e Filiadas em Vila Real

 

A CNA e as suas Filiadas da região de Trás-os-Montes e Alto Douro promoveram uma grandiosa manifestação e marcha lenta de tractores em Vila Real, a 7 de Fevereiro, por melhores rendimentos e preços justos à produção, em defesa da produção nacional, da Agricultura Familiar e dos Baldios!

Cerca de 1000 agricultores e 300 máquinas agrícolas percorreram as ruas de Vila Real, até ao largo do município, numa demonstração da força da razão dos pequenos e médios agricultores e compartes de baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a solidariedade de toda a Agricultura Familiar do país, que tem na CNA e nas suas Filiadas a garantia de fazer ouvir a sua voz e reclamar os seus justos direitos!

As dificuldades que se agravam nos campos engrossam a insatisfação dos agricultores e as propostas apresentadas pelo Governo na semana passada – com o já habitual discurso propagandístico dos milhões – são muito insuficientes.

Todos os problemas relacionados com os preços à produção e a redução brutal nos apoios aos utilizadores de áreas de pastoreio nos Baldios estão ainda por resolver. E sem resolver estes problemas não há agricultura familiar que resista e sem agricultura não há Mundo Rural vivo, não há alimentação e não há Ambiente equilibrado.

Os preços miseráveis pagos a quem produz; a voracidade com que a grande distribuição explora agricultores e consumidores para engordar lucros; o açambarcamento da terra e de outros recursos pelo grande agro-negócio e pelos fundos de investimento que nunca pisaram um centímetro da terra que compram como se fosse uma acção em bolsa, as importações desnecessárias… tudo conflui para esmagar quem trabalha a terra e daí tira o seu sustento. 

A somar, décadas de políticas de sucessivos Governos e de Bruxelas arrastaram o sector, e particularmente as pequenas e médias explorações, para uma situação dramática. Como a CNA e Filiadas há muito denunciam, hoje está claro o total fracasso da Política Agrícola Comum (PAC), que desde que começou a ser aplicada em Portugal já arrasou perto de 400 mil explorações agrícolas, sobretudo as de menor dimensão.

A PAC falhou em toda a linha nos objectivos que apregoou!

Nas ruas de Vila Real, das palavras de ordem, das faixas e cartazes empunhados pelas agricultoras e agricultores saíram propostas para construir outro caminho.

Porque a persistência e a esperança são características da gente do campo, as dificuldades não ensombram a maior vontade de continuar a produzir, a querer viver com dignidade do seu trabalho e nas suas terras e a garantir um futuro viável para os mais jovens.

Numa região onde os baldios têm uma relação umbilical com a agricultura é forte o protesto contra os cortes na elegibilidade das áreas de pastoreio para efeitos das ajudas da PAC, uma discriminação inaceitável aos territórios comunitários e aos seus compartes.

Também do Douro se ouviu o descontentamento face aos baixíssimos preços pagos aos vitivinicultores, que exigiram eleições imediatas para a Casa do Douro e a reposição do papel regulador na comercialização do vinho da região.

Os prejuízos causados nas culturas e nas explorações pecuárias por animais selvagens foram outro dos problemas elencados peplos agricultores que, sempre afirmando serem os primeiros defensores da biodiversidade e do convívio pacífico com os animais, exigem do Governo que assuma responsabilidades no pagamento das devidas indemnizações.

Estas e outras reclamações ficaram plasmadas num Caderno de Reclamações aprovado pelos presentes, por unanimidade e aclamação, que será entregue aos Órgãos de Soberania e aos partidos políticos, para que este Governo e o que sair das eleições de 10 de Março, bem como a Assembleia da República, construam políticas capazes de promover a melhoria das condições de vida dos agricultores e o desenvolvimento da produção nacional.

Um dia depois da grande manifestação, a CNA reuniu com o Secretário de Estado da Agricultura, que se comprometeu a rever o coeficiente de redução das áreas de baldios para efeitos das ajudas da PAC.

A CNA mantém-se atenta à palavra dada e continuará interventiva pela concretização das justas reclamações.

As agricultoras e os agricultores sabem que podem contar - SEMPRE - com a CNA e suas Filiadas!

A luta continua!

 

Assista às Intervenções: