2023-02-14

Agricultores do Vale do Pranto vão realizar uma Concentração a 20 de Fevereiro

 

Concentração junto à Estação Elevatória do Alqueidão, dia 20 de Fevereiro, pelas 14h30

 

Os agricultores do Vale do Pranto, mobilizados pela Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), vão realizar uma Concentração na segunda-feira, dia 20 de Fevereiro, pelas 14h30 (hora de maré alta), junto à Estação Elevatória do Alqueidão, para denunciar um problema que há muito os afecta e que põe em causa a produção de arroz na região.

Na junção do Rio Pranto com o Rio Mondego, perto do Alqueidão, quando há maré alta e como a cota do afluente é mais baixa as águas salgadas entram no Rio Pranto e afectam os campos de arroz.

Desde que as comportas da Maria da Mata junto à Estação Elevatória do Alqueidão deixaram de funcionar, há quase quatro anos, as águas salgadas inundam os campos de arroz com os produtores a perderem 25% da produção, além dos atrasos na realização da cultura.

Na altura, as celuloses colocaram dois tubos com comportas de maré, que na altura resolveram o problema.

Entretanto, esses tubos estão deteriorados, de utilidade reduzida, apesar da APA – Agência Portuguesa do Ambiente dizer o contrário.

Os agricultores não podem esperam mais; não podem ficar à espera de um projecto para construir umas novas comportas daqui a 4 ou 5 anos.

Queremos o problema resolvido já!

A ADACO covidou os Órgãos de Informação a estarem presentes no local, para verem in loco a situação e levarem ao Governo, ao País, que se esta situação continuar vamos deixar de produzir arroz no Vale do Pranto, considerado o melhor arroz carolino da Europa. São cerca de 1800 hectares em risco.

 

Coimbra, 14 de Fevereiro de 2023                           

 

COMUNICADO ADACO