2023-02-03

Agricultores alertam Parlamento para problemas do sector no Baixo Mondego

 

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO), filiada na CNA, entregou uma exposição na Comissão de Agricultura da Assembleia da República, no dia 2 de Fevereiro, sobre os problemas e as necessidades dos agricultores, particularmente no Baixo Mondego.

Entre outros problemas, destaca-se a urgência da finalização do processo de emparcelamento no Baixo Mondego, a urgência na isenção do IVA e da tributação em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) no gasóleo agrícola ou então o subsídio de 30 cêntimos por litro de combustível.

As seguradoras, relativamente aos seguros agrícolas, “inventam os mais diversos obstáculos para não pagar” e não é “admissível que, para se pagar os prejuízos tenha de haver no mínimo 20% da área afectada”, denunciaram também os agricultores.

Na exposição entregue na Audição na Assembleia da República pela delegação de agricultores é referido que a decisão do Governo de “extinguir” as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), através da sua “integração” nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), assim como de acabar com a Secretaria de Estado da Agricultura, para além de revelar “uma evidente desvalorização de um sector central na economia nacional e na ocupação do território, é dar mais uma machadada no Ministério da Agricultura”.

O sector agrícola e o País precisam de um Ministério da Agricultura forte e operativo, incluindo as áreas das Florestas e do Desenvolvimento Rural, e isso só se faz, também, com uma Secretaria de Estado para a Agricultura.

Conheça as reclamações e propostas dos agricultores na Exposição entregue na Assembleia da República.