2023-02-16

Marcha lenta de tractores no distrito de Aveiro em defesa dos rendimentos dos Agricultores

 

Dezenas de tractores desfilaram em marcha lenta entre Ovar e Estarreja, a 15 de Fevereiro, numa iniciativa de protesto e reclamação promovida pela União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), com o apoio da CNA.

Perante o arrastar e agravar das dificuldades para produzir e para viver, com uma nova época de sementeiras pela frente e com os problemas ainda sem resposta necessária por parte do Ministério da Agricultura, os agricultores saíram à rua para denunciar a situação e exigir uma actuação urgente do Governo.

Os custos de produção mantêm-se em alta e os produtores gastam cada vez mais para produzir, sem que os preços a que vendem os seus produtos sejam capazes de compensar esses aumentos.

Os preços do gasóleo, dos fertilizantes, das sementes, entre outros, dispararam e com o ritmo do trabalho a intensificar-se nos próximos meses prevê-se um acumular de despesas incomportáveis.

Desesperados, os agricultores percorreram a Estrada Nacional 109 até à Câmara Municipal de Estarreja, onde entregaram ao Presidente da Câmara um documento com as suas reclamações e propostas.

Como se pode ler no documento, “embora tenham existido alguns aumentos dos preços à produção, estes revelam-se insuficientes para colmatar a constante subida dos preços dos factores de produção”.

Assim, entre outras medidas, os agricultores reclamam, por exemplo, “a criação de uma lei que proíba as vendas com prejuízo ao longo de toda a cadeia agro-alimentar, a fiscalização da actividade da grande distribuição e o controlo das importações desnecessárias ou mecanismos de regulação que imponham limites máximos nos preços dos factores de produção para travar a especulação”.

No documento, que será enviado para o Presidente da República, o Ministério da Agricultura e a Assembleia da República, os agricultores apresentam várias propostas para outras políticas capazes de garantir que possam continuar a produzir e a receber um rendimento justo pelo seu trabalho.

Tendo já assistido ao encerramento de várias explorações agrícolas familiares na região, de que são exemplo muitas explorações leiteiras, mas não só, os agricultores de Aveiro, com a UABDA e com a CNA, exigem a adopção urgente das medidas que apresentam, para assegurar a viabilidade das explorações existentes e para atrair mais jovens e novos agricultores para o sector.

Só desta forma será possível garantir a vitalidade das zonas rurais e o fornecimento de produtos agrícolas de proximidade, de qualidade e acessíveis à população, defendendo-se, assim, a Soberania Alimentar do País.

 

Documento com reclamações e propostas