2022-11-07

Cerca de mil Agricultoras e Agricultores no 9º Congresso da CNA

 

Uma grande iniciativa da CNA e Filiadas em defesa da Agricultura Familiar

(em actualização)

O 9º Congresso da CNA e da Agricultura Familiar, que se realizou em Viseu a 6 de Novembro, foi uma grande iniciativa da Agricultura Familiar portuguesa que reuniu cerca de mil agricultoras e agricultores, compartes dos baldios, amigos do Mundo Rural, convidados nacionais e estrangeiros.

Com o lema “Concretizar o Estatuto, Defender a Agricultura Familiar, Lutar pela Soberania Alimentar”, o 9º Congresso da CNA foi um êxito e decorreu num ambiente de combatividade e esperança de que, apesar de nos confrontarmos com uma crise sem precedentes na Agricultura, é possível construir um futuro melhor para quem vive da terra.

Foi com determinação e firmeza que os agricultores presentes tiveram oportunidade de debater os seus problemas concretos, analisar e elaborar propostas para a construção de um futuro melhor.

Saíram deste 9º Congresso da CNA documentos muito importantes que guiarão a actividade da CNA e das suas Filiadas, nos próximos anos, em defesa de uma vida digna para os agricultores e em defesa da Agricultura Familiar, pilar essencial na construção da Soberania Alimentar e na animação e vitalidade do Mundo Rural.

A Resolução do 9º Congresso analisa e abrange um conjunto vasto de temáticas e aponta propostas para melhorar os rendimentos dos agricultores, através de escoamento a preços justos, debruça-se sobre a aplicação da Política Agrícola Comum, as Florestas, os prejuízos causados por animais selvagens, as alterações climáticas e à água, a inovação, o papel das mulheres… entre tantas outras questões com influência na vida das agricultoras e dos agricultores, no desenvolvimento do país.

Foram também aprovadas diversas moções temáticas (Estatuto da Agricultura Familiar - Mulheres - Água e Ambiente - Javalis - PAC - Preços) e uma Proclamação com 12 Medidas urgentes e estruturais para defender a Produção Nacional.

O 9º Congresso da CNA foi uma demonstração de força da Agricultura Familiar e dos pequenos e médios agricultores que, no regresso às suas terras, aos seus campos, levaram consigo a certeza de que podem continuar a confiar na CNA e nas Filiadas em defesa dos seus sagrados direitos.

Viva o 9º Congresso da CNA

Viva Agricultura Familiar e um Mundo Rural Vivo!

Em defesa da produção nacional e da Soberania Alimentar!

A luta continua!

 

No decorrer do 9º Congresso da CNA foram feitas várias intervenções que poderá consultar e ler:

Saudação BALAGRI – Delfim Moutinho

Abertura do 9.º Congresso da CNA - Pedro Santos

Balanço das principais actividades da CNA - Adélia Vilas Boas

Preços dos Factores de Produção - Berta Santos

Defesa do Mundo Rural - João Dinis

Situação da Floresta e Baldios - Anibal Cabral

PEPAC - Isménio de Oliveira

Direitos Camponeses e o Estatuto da Agricultura Familiar - Alfredo Campos 

Mulheres na agricultura - Sílvia Martins

Impactos da seca em Portugal - João Morais

Situação da produção leiteira - Isaura Ferreira

Produção de Cereais em Portugal - Joaquim Manuel

Douro e produção vitivinícola - Vitor Herdeiro

Situação da Agricultura e apresentação da Resolução do Congresso - Laura Tarrafa

Resumo dos trabalhos da 2ª Secção e ponto da situação dos Baldios no panorama nacional - Daniel Serralheiro

 

Participação do movimento camponês organizado na Coordenadora Europeia Via Campesina

 

O 9º Congresso da CNA contou com a presença das organizações camponesas europeias filiadas na Coordenadora Europeia Via Campesina (ECVC), da qual a CNA é membro, e que realizou a sua Assembleia Geral em Viseu, entre os dias 4 e 7 de Novembro.

Um importante momento de demonstração de força, solidariedade e esperança do movimento camponês na construção da Soberania Alimentar dos povos.