2022-09-21

ADACB recebida em Audiência no Ministério da Coesão Territorial

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) foi recebida em Audiência pela Ministra da Coesão do Território, Ana Abrunhosa, em Lisboa, a 20 de Setembro.

Na audiência, a delegação da ADACB defendeu a importância da agricultura no desenvolvimento da economia regional e da coesão do território e apresentou preocupações relativamente à situação que o sector atravessa em resultado das consequências da seca, do aumento dos preços dos factores de produção e defendeu uma maior celeridade nos apoios aos agricultores. Defendeu ainda investimentos urgentes nos regadios da Cova da Beira e Idanha-a-Nova bem como a rápida concretização do regadio a sul da Gardunha.

A ADACB denunciou a excessiva burocracia no acesso aos apoios públicos e as enormes dificuldades dos pequenos e médios agricultores em aceder aos mesmos. A senhora Ministra reconheceu as dificuldades que o sector agrícola e florestal atravessa e a necessidade de apoios concretos. Valorizou ainda a importância do Movimento Associativo Agrícola na comunidade rural. Registou-se acordo quanto à necessidade de se tomarem medidas no sentido de valorizar e melhorar o Estatuto da Agricultura Familiar.

Os dirigentes da ADACB defenderam a abolição das Portagens nas ex-SCUTS e receberam o compromisso por parte da Governante de uma redução significativa do custo das portagens no Orçamento do Estado de 2023.

Integraram a delegação da ADACB os dirigentes António Quelhas, Aníbal Cabral e Jorge Sequeira.

 

COMUNICADO