2022-07-11

CNA reúne com Deputados portugueses no Parlamento Europeu

 

Encontra-se ainda em andamento a ronda de reuniões entre a CNA e Deputados portugueses no Parlamento Europeu.

Tendo sido pedidas reuniões a todas as forças políticas representadas, vários membros da Direcção da CNA (Adélia Vilas Boas, Laura Tarrafa, Pedro Santos e Vítor Rodrigues) já reuniram com o BE (José Gusmão), PS (Isabel Carvalhais), PCP (Sandra Pereira) e com o Deputado Francisco Guerreiro, estando ainda agendada uma reunião com o PSD (com Álvaro Amaro).

A sustentabilidade dos sistemas alimentares e dos territórios rurais constituiu o aspecto central dos assuntos debatidos nestas reuniões. A CNA defendeu a valorização dos sistemas produtivos mais sustentáveis, o lançamento de programas de compras públicas orientados para a produção local mais sustentável, e a justiça na distribuição do valor ao longo da cadeia produção-consumo, com a proibição da venda com prejuízos.

A CNA defendeu ainda medidas regulatórias decididas para pôr fim à escalada especulativa dos preços dos combustíveis e de outros factores de produção. Foi também defendida a não assinatura de acordos de livre comércio que não salvaguardem os pequenos e médios produtores europeus.