2022-06-30

Em Leiria continua a luta dos agricultores

A União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) não baixa os braços em defesa da Agricultura Familiar do distrito e promoveu mais uma iniciativa de protesto, junto à Feira de Monte Redondo, no Concelho de Leiria.

Na iniciativa, realizada a 29 de Junho, estiveram cerca de 50 agricultores do concelho, que se queixam de enormes dificuldades que para manterem as suas explorações devido aos constantes aumentos dos custos de produção.

Os agricultores denunciaram a falta de medidas do Governo e do Ministério da Agricultura para acudir à situação e fizeram-no junto à feira para alertar também os consumidores para a importância de manter a produção local, como base de fornecimento de alimentos de qualidade e de dinamização da actividade económica da região.

Os agricultores reclamam medidas urgentes e fizeram chegar um documento à Câmara Municipal de Leiria, com um apelo de que transmita à Ministra da Agricultura e ao Presidente da República as suas preocupações e reclamações.

Entre as reclamações estão a necessidade de travar o aumento dos custos de produção, como o gasóleo agrícola, a electricidade ou as rações, condições de escoamento da produção a preços justos, o pagamento de indemnização pelos estragos causados nas culturas pelos javalis e a defesa do Serviço Nacional de Saúde.

A UADL alerta ainda para o facto de a pandemia de COVID-19 e os confinamentos decretados terem impedido muitos agricultores de fazer atempadamente a formação obrigatória para a condução de tractores e, com o prazo a terminar dentro de um mês, reclama uma prorrogação deste prazo.

Estiveram presentes nesta iniciativa a presidente da Junta de Freguesia de Monte Redondo e uma vereadora da Câmara Municipal de Leiria.