2022-06-12

ABAIXO, ABAIXO A OMC! - O nosso grito face à crise gerada pela OMC

 

No sábado, 11 de Junho, começaram as mobilizações convocadas pela Via Campesina em Genebra (Suíça), por ocasião da 12ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) que decorre de 12 a 15 deste mês.

Uma delegação internacional de pequenos e médios agricultores dos territórios rurais do Quénia, Coreia, Paraguai, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Canadá, Tailândia, Espanha, El Salvador, Costa Rica, Alemanha, Suíça, Portugal, Mali e Gâmbia; fez-se ouvir nas ruas de Genebra com uma manifestação que reuniu vários movimentos sociais.

A afirmação à OMC era clara e contundente: A OMC É A FOME, OMC FORA DA AGRICULTURA. E as razões são muitas para denunciar as políticas que a OMC tem promovido em vários países, onde o os camponeses foram empobrecidos e deslocados em resultado de inúmeros Tratados de Livre Comércio que promovem a Agricultura Industrial e afectaram a soberania dos países e a Soberania Alimentar dos povos.

Nos próximos dias, La Vía Campesina participa numa série de iniciativas relacionadas com as discussões da OMC, expressando sua posição em relação a essas negociações, bem como o seu compromisso com o comércio baseado na soberania e integração dos povos.

Na quarta-feira, 15 de Junho, às 11h, a delegação internacional do movimento realizará uma conferência de imprensa em Genebra, onde apresentará um Comunicado Oficial expressando suas preocupações em relação a essas negociações. A actividade também será transmitida pelo Zoom e pelas redes sociais da La Vía Campesina. Mais informações em press@viacampesinaorg.

* ABAIXO, ABAIXO A OMC! (Slogan em inglês cantado durante a manifestação)

Veja AQUI as imagens da manifestação.

 

Notícia La Via Campesina