2022-06-02

Filiadas da CNA em Trás-os-Montes e Alto Douro recebidas pela Directora-Regional da Agricultura e Pescas

 

Uma delegação de dirigentes das Organizações de Agricultores e de Comunidades Locais de Baldios da região de Trás-os-Montes e Alto Douro integradas em associações filiadas na CNA – Confederação Nacional da Agricultura foi recebida em audiência pela Directora-Regional da Agricultura e Pescas, quarta-feira, 1 de Junho.

Nesta audiência, estas organizações deram conta do agravamento da situação da agricultura na região, com a subida em flecha dos preços dos factores de produção, enquanto os preços pagos pelos produtos que são fruto do seu trabalho se mantêm baixos, esmagando o rendimento dos agricultores e a viabilidade das explorações.

Uma situação de crise agravada pela seca, e a que se somam ainda os avultados prejuízos provocados pelos ataques de animais selvagens, como o javali e o lobo, sem que o Governo e o ICNF tomem medidas efectivas para compensar os agricultores e promovam acções determinadas e coerentes para prevenir estes danos.

Por isso, as organizações filiadas na CNA levaram ao conhecimento da Sra. Directora Regional um conjunto de medidas urgentes a serem tomadas ao nível da política agrícola nacional e regional, e que constam num documento entregue na audiência.

Além dos assuntos abordados no documento, os dirigentes das organizações presentes alertaram para a necessidade de pôr em marcha a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, com medidas adequadas à realidade da Agricultura Familiar, sem esquecer a importância que os pequenos e médios produtores podem ter no incremento da produção de cereais.

Foram também deixadas críticas pelo facto de a apicultura ter sido deixada de fora das medidas da reserva de crise, numa situação em que os apicultores estão a passar por grandes dificuldades.

DOCUMENTO ENTREGUE NA DRAPN