2022-05-25

CNA alerta para necessidade combater o eterno problema dos baixos preços da madeira e outros produtos florestais

 

A CNA foi recebida em Audiência pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, em Castelo Branco, a 24 de Maio.

Na reunião, a CNA lembrou o problema dos preços baixos da madeira na produção e alertou para a importância de colocar a Plataforma de Acompanhamento das Relações nas Fileiras Florestais (PARF) em funcionamento, de forma a garantir transparência no mercado. A Confederação chamou a atenção do Secretário de Estado para o facto de o Conselho Florestal Nacional já não reunir há, pelo menos, dois anos, situação que importa resolver.

Na reunião foram ainda abordadas as graves dificuldades que os pequenos proprietários têm para exercer a actividade florestal, e para aceder aos apoios, situação que deve ser corrigida ao nível do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), desde logo passando por uma verdadeira desburocratização dos processos. Ainda sobre o PEPAC, a CNA fez saber ao Senhor Secretário de Estado que considera inadmissível que os Baldios em Gestão Autónoma sejam discriminados negativamente.

Entre outros assuntos, a delegação da CNA levantou preocupações face aos prejuízos causados nas culturas por javalis e outros animais selvagens e para a falta de resolução deste grave problema  por parte do Governo, nomeadamente por não garantir o pagamento das devidas indeminizações aos agricultores e para a demora na realização e apresentação de um estudo sobre a população destes animais. A progressão da Vespa velutina foi outro problema levantado, com preocupações sobre os estragos causados na produção de mel.

Integraram a delegação da CNA os dirigentes Isménio Oliveira e Pedro Santos, e Rita Paiva, do Gabinete Técnico da Confederação.