2022-04-21

Continua a luta dos agricultores familiares no distrito de Leiria em defesa do seu trabalho

 

No dia 20 de Abril, a União dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), com o apoio e a solidariedade da CNA, realizou uma iniciativa de protesto no Mercado de S. Mamede (Batalha), para reclamar ao Governo e ao Ministério da Agricultura medidas para defender a sua actividade, face ao aumento dos custos de produção.

A subida de preço das rações, fertilizantes, combustíveis, entre outros, fez disparar as despesas dos pequenos e médios agricultores, mas o preço a que vendem a sua produção continua baixo, apesar da qualidade dos produtos da Agricultura Familiar. Muitos estão desesperados e vêem-se obrigados a diminuir ou a deixar de produzir.

A Direcção da UADL considera que a situação não melhora e as medidas do Governo não chegam, pelo que reclama ao Ministério da Agricultura que olhe pelos pequenos e médios agricultores que estão a viver uma situação de crise e que apoie, sem mais demoras, a Agricultura Familiar.

Esta é a terceira iniciativa de protesto promovida pela UADL no distrito, depois de Porto de Mós e do Louriçal. Tendo também participado na Manifestação da CNA em Braga, a 24 de Março, os agricultores prometem continuar a luta por medidas que lhes garantam escoamento da produção a preços justos.