2022-04-14

Agricultores com marcha de tractores até Coimbra a 29 de Abril

 

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) reuniu quinta-feira, 13 de Abril, a Comissão de Agricultores do Baixo-Mondego para análise à resposta da Ministra da Agricultura à Exposição que lhe foi dirigida, entregue em reunião na DRAPC no passado dia 29 de Março.

Nessa Exposição estavam descritas as medidas concretas necessárias para combater os custos brutais dos factores de produção para a agricultura, os baixos preços dos produtos agrícolas pagos ao produtor, a falta de seguros agrícolas que paguem efectivamente os prejuízos que os agricultores têm, entre outras reclamações.

A Ministra da Agricultura não se dignou sequer responder, demonstrando uma falta de respeito e consideração para com os agricultores do Baixo-Mondego, comprovando um desconhecimento da situação grave que os agricultores estão a passar.

As medidas entretanto anunciadas para a agricultura não respondem às reais necessidades nacionais, e em particular à agricultura do Baixo-Mondego.

Os agricultores do Baixo-Mondego, descontentes com a actual situação, vão avançar para uma marcha de tractores e outras máquinas agrícolas no próximo dia 29 de Abril de 2022, que começará em Montemor-o-Velho e se deslocará em direcção à cidade de Coimbra, até à Delegação da DRAPC em Coimbra na Av. Fernão de Magalhães.

Aí será feita uma concentração onde se entregará novamente na DRAPC uma nova Exposição pedindo respostas urgentes; iremos convidar a Ministra da Agricultura a estar presente para receber os agricultores.

Caso não haja respostas satisfatórias a luta irá continuar.

 

Coimbra, 14 de Abril de 2022

A Direcção da ADACO

 

COMUNICADO