2022-04-01

Dezenas de agricultores em Porto de Mós reclamam medidas que garantam preços justos à produção

 

Dezenas de agricultores concentraram-se na manhã desta sexta-feira, 1 de Abril, junto ao Mercado Municipal de Porto de Mós, para reclamar medidas urgentes para fazer face às grandes dificuldades do sector e garantir a viabilidade das suas explorações agrícolas familiares. 

Na iniciativa promovida pela União dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), com o apoio da CNA, os agricultores denunciaram a subida continuada e desmedida dos custos de produção, como o gasóleo, as rações, a electricidade, os fertilizantes... Quase tudo o que lhes faz falta para produzir aumentou, só não aumentam os preços na produção. 

Como referiu a dirigente da CNA, Laura Tarrafa, presente na iniciativa em Porto de Mós, é necessário que o Governo concretize a reclamação da CNA e da UADL no sentido de implementar uma lei que proíba as vendas com prejuízo ao longo da cadeia agro-alimentar, de modo a que não se pague aos agricultores abaixo daquilo que lhes custa produzir. 

Esta é uma condição essencial para garantir a viabilidade das explorações agrícolas familiares e para repor justiça na distribuição de valor ao longo da cadeia. 

De igual forma, é necessário travar os aumentos dos custos de produção e a especulação com os preços destes produtos, através de medidas extraordinárias de regulação de preços. 

Os agricultores reclamaram também medidas para resolver o problema dos prejuízos causados nas culturas por javalis e outros animais selvagens, situação que se arrasta há demasiado tempo sem resposta do Governo e do Ministério da Agricultura. 

A falta de médicos de família nalgumas freguesias do concelho e de outros serviços públicos é outro dos problemas que dificultam a vida aos agricultores e às populações rurais e que exigem uma resolução urgente. 

Os agricultores entregaram um documento com reclamações ao vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós a alertar para a situação, apelando a que faça diligências no sentido destas serem concretizadas, na medida em que salvaguardando a viabilidade das explorações agrícolas da região, sairá fortalecida a economia local.