2022-03-07

ADACO reclama medidas face ao impacto brutal da subida dos combustíveis e anuncia participação na Manifestação a 24 de Março

Face ao anúncio do aumento do preço do gasóleo e ao possível aumento no gasóleo verde, a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) enviou uma Exposição à Ministra da Agricultura, onde reclama medidas urgentes com o intuito de salvar muitos pequenos e médios agricultores.

A ADACO anuncia, ainda, a sua participação na Acção de Protesto, promovida pela CNA, no dia 24 de Março em Braga, pelas 11 horas, por ocasião da abertura da Feira AGRO.

 

Para: 

Exmª. Senhora Ministra da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

DRAPC – Director Regional da Agricultura do Centro

 

EXPOSIÇÃO

Excelências:

Os agricultores vendem os seus produtos a preços baixíssimos, enquanto os preços dos combustíveis, da electricidade, das rações, dos fertilizantes não têm parado de aumentar e as despesas dos agricultores para produzirem são incomportáveis.

Assistimos ontem, sexta-feira, dia 4 de Março, ao anúncio do aumento do preço do gasóleo de 14,5 cêntimos/litro.

A acontecer esse aumento no gasóleo verde terá um impacto brutal em todos os sectores da nossa agricultura, mas principalmente em todo o sector pecuário que já está a braços com os preços absurdos das rações e da palha para os animais.

Ou o Governo intervêm, ou vamos ter fome nos campos, com milhares de agricultores a abandonar as suas explorações.

Senhora Ministra da Agricultura,

É urgente:

- Que sejam aumentados os descontos no gasóleo agrícola de forma que o preço (antes dos aumentos) se mantenha, e que por si só já é bastante alto;

- Medidas concretas que impeçam o contínuo aumento dos preços das rações para os animais;

- Regulamentar e aplicar a medida decidida pela Assembleia da República em 2021, de comparticipar nos custos com a electricidade.

 

Coimbra, 5 de Março de 2022

A Direcção da ADACO