2022-02-21

UADL expõe preocupações dos agricultores na Câmara Municipal da Batalha

A Associação dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) foi recebida na Câmara Municipal da Batalha, a 14 de Fevereiro, onde expôs alguns dos problemas que os agricultores do concelho enfrentam, nomeadamente, os estragos causados nas culturas agrícolas pelos javalis e outros animais selvagens. Esta situação já decorre há vários anos e até agora não existe uma solução prática e são os agricultores que mais sofrem e que continuam a não ser indemnizados.

Os representantes da UADL abordaram, também, o problemático aumento dos custos dos factores de produção, como por exemplo o aumento dos preços dos combustíveis. “Com as dificuldades de comercialização que a Agricultura Familiar já tem, mais ainda vão aparecer. As grandes superfícies importam a esmagadora maioria dos produtos agrícolas, por vezes de qualidade duvidosa, o que aumenta as dificuldades na comercialização”, lê-se no documento entregue ao Presidente da Câmara Municipal da Batalha.

O Presidente acolheu as preocupações dos agricultores e disse que iria dar conhecimento do documento ao Ministério da Agricultura. Tendo em conta a situação política actual, daria conhecimento ao novo Governo assim que tomasse posse.