2022-02-11

Plano Nacional de Gestão de Resíduos exclui a Agricultura Familiar

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura repudia a discriminação de que é alvo na exclusão da Confederação do Conselho Consultivo (governança) do Plano Nacional de Gestão de Resíduos (PNGR 2030), documento em Consulta Pública.

A Confederação participou na Consulta Pública do Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2030 denunciando esta situação e exigindo a integração da voz da Agricultura Familiar nacional.

A CNA e os pequenos e médios agricultores, pela importância que reveste a melhor gestão dos resíduos, também provenientes das actividades da agricultura, estão disponíveis para apontar soluções e ajudar a construir orientações estratégicas nacionais, em conjunto com as diversas entidades  (do sector agrícola, do ambiente e outras), de forma a contribuir para a melhor prevenção, produção e gestão de resíduos conjugando a manutenção da actividade dos pequenos e médios agricultores e a protecção do ambiente, pelo desenvolvimento do País.

Relembramos que a Agricultura Familiar representa mais de 90% das explorações agrícolas e cerca de 68% da mão-de-obra agrícola[1] em Portugal, estando disseminada em todo o território, em especial nas zonas rurais mais desfavorecidas.

 

 Coimbra, 11 de Fevereiro de 2022

A Direcção da CNA

 

[1] Dados do Recenseamento Agrícola 2019

 

COMUNICADO