2021-11-25

CNA participa na reunião do Grupo de Diálogo Civil do sector olivícola

A CNA, em representação da Coordenadora Europeia Via Campesina participou na reunião do Grupo de Diálogo Civil do sector olivícola que teve lugar por videoconferência no passado dia 19 de Novembro.

Foram abordadas as questões relacionadas com a situação da campanha de produção 2021-2022 dos países produtores, bem como a situação do mercado interno e fora da União Europeia. As perspectivas de produção são animadoras para a Espanha e Itália e extraordinárias no caso de Portugal que terá uma produção record. Para o nosso país os peritos do sector estimam uma produção que se aproximará das 180 000ton de azeite. Menos favoráveis são as estimativas do consumo de azeite que continua a decrescer nos países produtores.   

Lucinda Pinto, representante da CNA, apresentou a difícil situação em que se encontra o olival tradicional em risco de abandono em virtude do aumento galopante dos custos de produção, do fraco rendimento e dos preços do azeite muito baixos. Esta situação tem um impacto dramático nos territórios rurais onde o olival é uma parte fundamental na economia desses territórios.