2021-11-15

Resultados do projecto reLOCALiza apresentados ao Presidente da CM de Mogadouro

A Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Arribas do Douro (ADARAD), representada pelo Presidente Bruno Cordeiro e o Técnico Carlos Lopes, reuniu no dia 8 de Novembro com o Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Joaquim Pimentel, a quem apresentou o projecto reLOCALiza, com especial incidência no concelho, através da entrega do Relatório Municipal do Mogadouro.

O reLOCALiza é um projecto baseado em estudos locais, passíveis de concretizar e aplicar em diferentes territórios, cujo principal objectivo é promover o abastecimento de cantinas públicas com produtos provenientes da Agricultura Familiar. No concelho de Mogadouro a metodologia utilizada assentou no levantamento, para identificação e caracterização, das necessidades das cantinas e da oferta de produtos locais tendo por base a Agricultura Familiar.

A Associação teve oportunidade de apresentar os principais resultados do projecto com a entrega do documento final de posição “reLOCALiza: 10 Propostas para abastecer a restauração pública com produção local”. O documento reúne um conjunto de 10 propostas, com vista à dinamização dos circuitos curtos de comercialização num contexto da criação e dinamização de sistemas alimentares sustentáveis de base local. A primeira dessas propostas aponta para que 30% do abastecimento de produtos agrícolas das cantinas públicas tenha origem na Agricultura Familiar portuguesa em 2030.

O Presidente mostrou-se interessado e referiu que o Município tem a decorrer um projecto de remodelação de um edifício para a venda de produtos locais com o intuito de se tornar uma rampa de lançamento para a iniciativa dos circuitos curtos no concelho de Mogadouro.

Além disso, ainda na promoção dos circuitos curtos de produtos agrícolas no concelho de Mogadouro, o Município comprometeu-se a marcar uma reunião com os responsáveis das cantinas públicas, a fim de ouvir todas as partes intervenientes no processo.