2021-11-09

CNA participa no Grupo de Diálogo Civil do Vinho

A CNA, enquanto organização filiada na Coordenadora Europeia Via Campesina (ECVC), participou esta segunda-feira, 8 de Novembro, na reunião do Grupo de Diálogo Civil (GDC) do Vinho promovido pela Comissão Europeia (CE), no âmbito da comunicação regular com as organizações representativas da sociedade civil.

A reunião iniciou com o representante da CE a informar as alterações introduzidas pelo novo “Regulamento” de funcionamento do próprio GDC, nomeadamente, que passa a ser a CE a presidir e dirigir os trabalhos e ainda que está considerado o funcionamento híbrido (misto) ou só online, dependendo dos casos.

Entre os vários pontos da Ordem de Trabalhos, salienta-se a abordagem à situação do mercado, cujos dados provisórios de produção de 2021 comparativamente ao ano de 2020 indicam uma descida global de 13%. Apesar de ser um ano particularmente difícil devido à pandemia de COVID-19, Portugal regista um aumento de produção de cerca de 1%. No que se refere às exportações, prevê-se um aumento global histórico em volume de 10% e em valor de 12%.

É de salientar a intervenção da CNA e da ECVC e a sua preocupação com o desmesurado aumento dos custos de transporte que resultam não só da situação pandémica que o mundo atravessa, mas também de factores relacionados com a falta de contentores de transporte e da inflação dos custos energéticos. Os produtores estão a ser duplamente penalizados por este efeito. Estes custos reflectem-se ao nível do preço dos factores de produção e de um incremento dos custos de transporte não assumidos pelo comércio e pela indústria que os fazem recuar na cadeia e reflectir nos preços à produção.

Ao nível da rotulagem, ficou em aberto fazer-se uma discussão na próxima reunião, na presença de um perito da área da saúde, sobre a pertinência de constar no rótulo toda a informação sobre resíduos de pesticidas.

Participou pela CNA nesta reunião João Filipe Baptista.