2021-07-13

Workshop: Floresta: ameaças e oportunidades

Integrado no projecto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no interior de Portugal” irá decorrer, na Sala Casino no Fundão, no dia 22 de Julho de 2021, pelas 14:30 horas, o workshop “Floresta: ameaças e oportunidades” promovido pela Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) em parceria com: Associação Desenvolvimento Rural de Lafões (ADRL), Associação Distrital dos Agricultores da Guarda (ADAG), Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Associação para a promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (FIAN) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

O workshop pretende identificar a importância social e económica da floresta, os principais constrangimentos e as suas potencialidades e contará com a participação de Pedro Neto da Câmara Municipal do Fundão, Fátima Reis da Direcção Regional do ICNF, Paulo Brites da Floresta Bem Cuidada e Daniel Serralheiro da CNA. 

Este evento integra um projecto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Inscrições gratuitas e limitadas através do e-mail adacb1990@gmail.com , via telefone 275 753 467 ou nas instalações da ADACB.

Aníbal Cabral da ADACB esteve na Rádio Regional do Centro onde explicou a importância deste workshop.
"A principal razão para o abandono da floresta é o preço da madeira." O dirigente entende que se o mercado não compensa o investimento e trabalho, os produtores abandonam a actividade. Por isso é necessária uma intervenção para fazer desta uma actividade rentável.
Pode ouvir as declarações AQUI