2021-05-27

MARP e MDM realizam sessão de sensibilização para a igualdade de género e violência

No âmbito do projecto “Para Além do Amor” da responsabilidade do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em colaboração com a Associação das Mulheres Agricultoras e Rurais Portuguesas (MARP), decorreu uma sessão de sensibilização para Mulheres Agricultoras e rurais, no dia 22 de Maio, em S. Cristóvão, Viseu. 

A sessão, apresentada por Sílvia Martins e Laura Tarrafa da MARP, e Filomena Pires do MDM, contou com diversas partilhas de experiências e de informações sobre a igualdade de género no mundo rural, sensibilizando para as decorrentes formas de violência de que as mulheres são muitas vezes vítimas e também pela desvalorização de que são alvo, nomeadamente no trabalho agrícola.  

Oportunidade também para alertar e estabelecer os próximos passos das Mulheres Agricultoras e rurais para, finalmente, verem reconhecido o papel crucial e insubstituível que possuem na economia familiar, regional e nacional. Papel este que deve estar discriminado positivamente no Estatuto da Agricultura Familiar como a MARP e a CNA têm reivindicando, nomeadamente através de um Regime de Segurança Social adaptado que tarda em ser concretizado pelo Governo.

Futuramente, o projecto pretende realizar oficinas de formação, tendo como matriz central o efectivo desenvolvimento sustentável, a igualdade de género e a prevenção e combate à violência exercida sobre as mulheres no concelho de Viseu.