2021-04-07

Direcção da CNA presta homenagem a Joaquim Casimiro

Uma delegação da Direcção da CNA fez na terça-feira, 6 de Abril, uma romagem ao cemitério de Charnais (Merceana/Alenquer), à campa de Joaquim Casimiro, em homenagem à memória do dirigente histórico da CNA, quando se assinalam 15 anos da sua morte.

Joaquim Casimiro foi fundador e dirigente da CNA, um abnegado defensor dos direitos dos pequenos e médios Agricultores, da Agricultura Familiar, e um incansável lutador contra as injustiças sobre quem trabalha a terra. Faleceu a 3 de Abril de 2006, perto de completar 60 anos, no mesmo mês de Abril.

Os representantes da CNA depositaram uma coroa de flores na campa. E como estamos em Abril, o mês em que faz anos a nossa "Revolução dos Cravos, do 25 de Abril", também muitos cravos vermelhos se dispuseram na mesma campa, também em homenagem a Joaquim Casimiro, enquanto convicto defensor de Abril, na Lavoura e nas principais opções de vida.

Com esta singela homenagem da Direcção da CNA, acompanhada por Isabel Graça, companheira de Joaquim, queremos lembrar o contributo determinante de Joaquim Casimiro na construção do movimento associativo da Lavoura, desde logo após o 25 de Abril de 1974, e honrar e renovar o legado que nos deixou: de continuar a luta distintiva da CNA na defesa dos direitos e interesses dos Agricultores e da Agricultura Familiar Portuguesa e da Soberania Alimentar do País.