2021-03-01

Debate Online | Fortalecer a Agricultura Familiar com Estatuto e com Direitos

Integrado nas inicitivas de comemoração do 43º aniversário da CNA, realizou-se, no dia 26 de Fevereiro, um interessante e interactivo debate online, em directo na página de Facebook da Confederação e através da plataforma Zoom.

O debate centrou-se na importância da Agricultura Familiar, das suas organizações e dos instrumentos para a sua valorização e contou com a participação de participação de Alfredo Campos (CNA), Marina dos Santos (investigadora na Universidade Estadual Paulista sobre o tema da Declaração dos Direitos dos Camponeses da ONU), Guilherme Brady (Organização para a Alimentação e Agricultura – FAO) e Oliveira Baptista (Professor Catedrático jubilado). A moderação ficou a cargo de Adélia Vilas Boas, da CNA.

Além destas intervenções, foram muitos os que assistiram e deixaram ao longo do directo vários comentários alusivos ao tema do debate no Facebook e houve espaço para os participantes que assistiam através do Zoom colocarem de viva voz comentários e pertinentes questões que foram desenvolvidas pelo painel. Muitos destes participantes aproveitaram a oportunidade para saudar a CNA pelo seu aniversário, demonstrando a importância que a Confederação tem na vida dos Agricultores familiares ao longo de mais de quatro décadas.

Todos os participantes do debate concordaram que é fundamental a luta e a unidade dos camponeses, em torno das suas organizações, pelo cumprimento da “Declaração dos Direitos dos Camponeses e outras pessoas que vivem em Zonas Rurais” e da valorização da Agricultura Familiar, que passa pela concretização do Plano de Acção de Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar e pela Concretização do Estatuto da Agricultura Familiar.

Caso não tenha tido a oportunidade de ver em directo, pode assistir no facebook ou no canal da CNA no youtube AQUI.