2021-01-25

CNA participa em reunião do Ministério da Agricultura com as confederações de Agricultores

A CNA participou na passada sexta-feira, por videoconferência, numa reunião do Ministério da Agricultura com as confederações de Agricultores.

Na reunião, a CNA alertou para as dificuldades que a Agricultura Familiar enfrenta, agravadas pela pandemia de COVID-19 e pelo novo confinamento, com problemas de escoamento e baixa de preços na produção, e afirmou ser necessário adoptar medidas de apoio à perda de rendimento e reactivar muitas das medidas executadas no ano passado (saiba mais sobre as dificuldades dos agricultores e quais as medidas que a CNA propõe e reclama AQUI).

A necessidade de reprogramação do PDR2020 para o período de transição entre quadros comunitários, as questões que considera centrais no âmbito do plano estratégico nacional da PAC (PEPAC) e a incorporação dos fundos de recuperação nas verbas para a Agricultura foram outros dos temas abordados pela CNA. A demora na implementação das importantes medidas preconizadas pelo Estatuto da Agricultura Familiar foi outro dos temas a merecer reparo por parte da Confederação.