2020-12-14

Experiências relevantes para Circuitos Curtos Agroalimentares em Portugal e na Europa: um webinar interactivo e potenciador

No decorrer da manhã de hoje, 14 de Dezembro, realizou-se o webinar “Experiências relevantes para Circuitos Curtos Agroalimentares em Portugal e na Europa”, em directo na página de facebook da CNA.

Realizado no âmbito do projecto da Rede Rural Nacional “reLOCALiza”, contou com a participação de peritos europeus (The Landworks’ Alliance, EHNE Bizkaia e Associazione Rurale Italiana) e nacionais (Slowfood|Ruralentejo) em Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) que relataram as suas experiências regionais e ideias implementadas ou a implementar.

Ficou claro que a melhoria da alimentação da população passa pela aposta em circuitos curtos de proximidade com alimentos de qualidade provenientes da Agricultura Familiar e que, simultaneamente, proporcionam uma melhoria dos rendimentos dos pequenos agricultores.

Além disso, com as experiências relatadas é percetível que os projectos implementados estão a ser proveitosos. No entanto, continuam a existirem aspectos a melhorar, nomeadamente pela alteração ao Código das Compras Públicas (à data vetado pelo Sr. Presidente da República), com impacto directo na definição dos cadernos de encargos nos critérios a previligiar: a produção da Agricultura Familiar (ex. percentagens mínimas de inclusão) e das ementas sazonais e adaptadas à gastronomia local.

O objectivo do Projecto reLOCALiza, o estudo para a criação de redes de abastecimento de cantinas públicas com produtos oriundos da Agricultura Familiar nos municípios do Mogadouro, Vila Pouca de Aguiar, Covilhã e Évora, tem a particularidade da compreensão da necessidade do envolvimento do poder local (autarquias), mas também do poder central. A sensibilização de todos os intervenientes na cadeia permitirá a construção da transformação da alimentação escolar e das instituições públicas, contribuindo para a saúde publica e, em última instância, para a Soberania Alimentar.

Esta iniciativa foi promovida pela parceria do reLOCALiza: CNA – Confederação Nacional da Agricultura, a Associação para o Desenvolvimento Agrícola e Rural das Arribas do Douro (ADARAD), a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB), a Associação dos Agricultores e Pastores do Norte (APT), a Associação para o Desenvolvimento Rural (Trilho), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e Coimbra Mais Futuro.

Este evento integra um projecto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Caso não tenha tido a oportunidade de ver em directo, pode assistir no facebook ou no canal da CNA.