2020-11-20

Seminário "Ervas aromáticas e medicinais e outras produções em contexto comunitário" | 5 de Dezembro

A Associação dos Baldios da Serra do Açor (AssoAçor), irá promover no dia 5 de Dezembro, através da plataforma ZOOM, o seminário Ervas aromáticas e medicinais e outras produções em contexto comunitário, integrado no ciclo de Conferências/Workshops: Diversificação de investimentos na paisagem em áreas comunitárias, desenvolvido pela BALADI, em parceria com os Agrupamentos de Baldios.

PROGRAMA:

10h00 — Abertura, pelo Presidente da Direção da AssoAçor, Prof. Doutor Luciano Lourenço, e pelo Dirigente da BALADI, Pedro Gomes

10h15 – 10h45 — Plantas espontâneas comestíveis e medicinais”, por Fernanda Botelho

SINOPSE – Resgatar a sabedoria antiga dos usos das plantas espontâneas para fins culinários e terapêuticos, no tratamento de cuidados base de saúde da comunidade e dos animais. Conhecer a importância destas plantas, muitas vezes consideradas daninhas, na manutenção da biodiversidade, na preservação das abelhas e outros insetos úteis. Averiguar como os herbicidas afetam a saúde dos solos, das pessoas, dos animais, das plantas e do Planeta.

10h45 – 11h15 — Os espaços florestais e comunitários e o desenvolvimento rural, por Vasco Paiva

SINOPSE – A proteção e o desenvolvimento dos espaços florestais têm de ser vistos não de uma forma isolada, mas atendendo às suas múltiplas valências e de forma a assegurar a sua rentabilidade e sustentabilidade. A escolha das espécies tem de ser feita em critérios que atendam às condições edafoclimáticas e ao seu interesse económico. Não basta ter os produtos, ou os serviços, é necessário assegurar a sua comercialização a preços interessantes para os produtores e as comunidades.

11h15 – 11h45 — Debate e esclarecimentos

11h45 –  12:00 — Encerramento, pelo Vice-Presidente da Direção da AssoAçor, Dr. Jorge Neves, e pelo Dirigente da BALADI, Pedro Gomes

Para assistir a esta conferência é necessário preencher o formulário disponível em https://forms.gle/Mtxfzv4yvZqpspFW7.