2020-10-13

CNA recebida em audiência pelo Presidente da República

 

Após ter reunido na passada sexta-feira com a Ministra da Agricultura, a CNA foi recebida em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na segunda-feira, 12 de Outubro, no Palácio de Belém, em Lisboa. Estiveram presentes Alfredo Campos e Laura Tarrafa da Direcção da CNA.

Oportunidade para dar conhecimento das principais preocupações da CNA quanto à situação da agricultura e da política agrícola em Portugal, como necessidade urgente da concreta implementação do Estatuto da Agricultura Familiar, que deveria estar inserida no Orçamento do Estado para 2021, ou a necessidade do pagamento pelo Governo de indemnizações a agricultores que viram as suas culturas destruídas por animais selvagens.

Outro dos temas abordados prendeu-se com a Reforma da Política Agrícola Comum (PAC), nomeadamente, com a necessidade de incluir os princípios da Soberania Alimentar, promovendo o desenvolvimento da Agricultura Familiar e a produção de alimentos seguros e saudáveis a cada Estado-Membro, respeitando os seus agricultores, as suas especificidades edafoclimáticas e as suas tradições.

A CNA alertou, ainda, que para que a floresta tenha um desenvolvimento sustentável, terá de existir uma harmonização entre economia e ecologia e a junção das vertentes ambiental, social e económica, não se podendo esquecer que um dos factores para uma gestão activa da floresta passa também pela melhoria dos rendimentos dos pequenos e médios proprietários e produtores florestais.