2020-09-08

Via Campesina promove palestra Globalizando a Solidariedade, Localizando a Agricultura

 

A 10 de Setembro de 2020, a Via Campesina celebrará novamente o Dia Internacional de Luta contra a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os Acordos de Livre Comércio. Neste dia, em memória do sacrifício de Lee Kyung Hae*, a Via Campesina promove um diálogo online entre dirigentes agrícolas e activistas da Ásia, África, Europa e Américas. Haverá uma discussão sobre a razão pela qual a agricultura deve ser deixada de fora de todas as negociações de livre comércio, tanto dentro como fora da OMC.

Esta palestra intitula-se "Globalizando a Solidariedade, Localizando a Agricultura" e centrar-se-á na alternativa que ao longo dos séculos os agricultores têm vindo a construir a partir das suas próprias experiências e conhecimentos. Será uma oportunidade para denunciar o ultraje que o agronegócio capitalista e a liberalização do mercado representam para as famílias rurais, e um espaço para reafirmar que a soberania alimentar e a produção alimentar saudável só podem vir da Agricultura Familiar, utilizando meios agro-ecológicos.

Inscreva-se na palestra AQUI.

 

*Pequeno produtor de arroz e activista agrícola da Coreia do Sul, que se suicidou como forma de protesto contra as políticas neoliberais promovidas pela OMC, tornando-se assim um mártir.