2020-09-07

CNA ouve preocupações dos agricultores na Feira dos 7 (Coimbra)

 

Uma delegação da CNA esteve, durante a manhã de hoje, a distribuir a revista “Voz da Terra” na Feira dos 7, em Coimbra.

Nesta ida à Feira, a CNA ouviu e conversou com diversos agricultores, que se revêem no repto presente na capa desta edição da revista e sublinham que é de facto urgente pôr fim à pandemia dos preços baixos à produção.

Sobre a pandemia que lhes fechou as portas dos mercados nos meses de Março, Abril e parte de Maio, queixam-se de prejuízos significativos. As hortícolas que se vendiam nessa altura, como ervilhas, favas ou outras, ficaram por vender e a estragar-se nos campos.

Alguns ainda conseguiram vender directamente hortícolas para plantação, “amortecendo” os prejuízos, mas quem vende apenas para consumo teve muitas dificuldades.

Falámos também com viveiristas que se queixam de quebras, devido ao encerramento das feiras num período em que estavam concentradas a maior parte das suas vendas.

De uma forma geral, os agricultores estão apreensivos quanto ao futuro e à evolução da pandemia, mas consideram essencial que se mantenham abertos as feiras e os mercados para venda dos seus produtos, da mesma forma que consideram importante a possibilidade de venda na exploração.