2020-08-10

Debate Online | Floresta e Incêndios: Por outras políticas agro-florestais!

A CNA promoveu um quarto debate online, na sua página de facebook, intitulado “Floresta e Incêndios: Por outras políticas agro-florestais!”.

O debate contou com a participação de Francisco Rego (Observatório técnico independente para análise, acompanhamento e avaliação dos incêndios florestais e rurais), Pedro Gomes (Federação Nacional dos Baldios - BALADI) e Aníbal Cabral (CNA). A moderação ficou a cargo de Laura Tarrafa, da CNA.

A escolha do tema deveu-se à importância da floresta nacional que, actualmente, tem sido tema central na discussão publica, não por ocupar mais de um terço do território, nem por ser o principal uso do solo em Portugal, mas sempre pelos motivos errados, nomeadamente, os incêndios, as multas por incumprimento de limpezas e a pequena propriedade como o grande problema.

Com o presente debate foi possível entender a urgente necessidade de melhores políticas agro-florestais e de preços justos à produção da madeira. Para tal é importante a valorização dos baldios, das organizações dos pequenos proprietários florestais, da floresta multifuncional e de uso múltiplo, das pessoas que vivem no mundo rural e que discussão em torno do tema permita uma monitorização e avaliação da políticas e planos florestais.

Além disso, ficou percetível que abordar a floresta não é possível sem integrar a agricultura, em especial a agricultura familiar e o Mundo Rural. Assim, não é possível melhorar a situação da floresta nacional sem melhores políticas agrícolas e florestais, com apoios públicos concretos, que facilitem a que a agricultura familiar continue a produzir alimentos de qualidade e a alimentar o país.

Assista ao debate AQUI.