2020-07-17

Debate Online | Sector Vitivinícola em Debate: análise e perspectivas das Medidas de Apoio COVID-19

 

A CNA promoveu hoje um terceiro debate online, na sua página de facebook, no contexto da pandemia, intitulado “Sector Vitivinícola em Debate: análise e perspectivas das Medidas de Apoio COVID-19”.

O debate contou com a participação de Alexandre Ferreira (Presidente da Associação da Lavoura Duriense e futuro candidato à Presidência da Casa do Douro), Osvaldo Antunes (agricultor de Torres Vedras) e João Dinis (CNA). A moderação ficou a cargo de João Filipe, da CNA.

Uma das principais questões debatidas prendeu-se com a eficácia das medidas de mitigação à pandemia de COVID-19, anunciadas pelo Governo. Vários participantes demonstraram-se cépticos quanto à chegada das ajudas aos pequenos e médios vitivinicultores, bem como a sua oportunidade para apresentação de candidatura.

Outro dos assuntos, também, fortemente debatido foi o Programa VITIS, Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, em que foram demonstradas grandes dificuldades na aprovação de candidaturas aos pequenos e médios agricultores.

No contexto, também foi trazido à discussão a necessidade dos vitivinicultores beneficiarem das vantagens referentes às ajudas transversais ao sector agrícola, adiantamentos, benefícios inerentes ao consumo de factores energéticos, entre outros.

Paralelamente a estas questões, foi alvo de abordagem a situação especifica do Douro, no que se refere ao benefício (em número de pipas) e ao valor da comercialização por pipa.

Também, nesta Região, a revogação do regulamento eleitoral, que adiou a eleição da direcção da Casa do Douro constitui um problema gravíssimo para a pequena e média agricultura, colocando em causa a reinstitucionalização da própria Casa do Douro.

Em suma, a CNA promoveu mais um debate interactivo, onde a discussão foi profícua e esclarecedora. 

Este seminário integra um projecto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e é co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Assista ao debate AQUI.