2020-07-03

A Agricultura Familiar e os impactos da Covid-19: enfrentar a crise com uma forte acção colectiva

A CNA - Confederação Nacional da Agricultura, promove a oficina "Agricultura Familiar e os impactos da Covid-19: enfrentar a crise com uma forte acção colectiva", a 4 de Julho de 2020, em Coimbra (Portugal).

Face à actual situação pandémica que está a ter grandes impactos no sector agrícola, este é um momento importante de reflexão e de reforço da acção colectiva para ultrapassar as crises.

Este choque expôs a fragilidade dos nossos sistemas alimentares, mas também salientou a importância de organizar pequenos e médios agricultores - agricultores familiares - para enfrentar colectivamente o desafio de alimentar o mundo.

A Oficina reunirá agricultores e dirigentes do movimento associativo da Agricultura Familiar, e divulgará as boas práticas do Projecto BOND sobre Agricultura Familiar com a intenção de alcançar recomendações políticas para iniciativas colectivas para enfrentar esta crise.

Consciente do actual cenário de combate à propagação da COVID-19, a CNA respeitará nas suas actividades todas as medidas de higiene e segurança exigidas e recomendadas pelas autoridades nacionais, nomeadamente medidas de controlo e prevenção de infecções e medidas de limpeza e desinfecção.

A oficina decorre no âmbito do Projecto BOND, um projecto Horizonte 2020 financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade de Coventry, do Reino Unido, que a CNA integra junto com 16 parceiros de 12 países europeus. O objectivo do projecto é alcançar níveis mais elevados de organização e criação de redes, e desenvolver um sector agrícola mais saudável, mais produtivo e harmonioso na Europa a longo prazo.