2020-06-19

Comunicado da União dos Agricultores do Distrito de Leiria

 

Aos Agricultores da nossa Região,

Os problemas da nossa Agricultura Familiar já estavam difíceis, agora com a COVID-19, que levou ao fecho de mercados e feiras, dificultou ainda mais o escoamento dos produtos.

São os altos custos dos factores de produção, as dificuldades acrescidas de comercializar os produtos que produzimos, tudo ainda ficou pior. Falou-se do Estatuto da Agricultura Familiar mas de concreto ainda não chegou cá nada. Temos o problema dos javalis e outros animais selvagens que provocam grandes perdas na produção agrícola. O Governo através do Ministério da Agricultura, "empurra" para cima das zonas de caça associativa o pagamento das perdas. A maioria das zonas de caça, por sua vez, estão enfraquecidas e com poucos associados e queixam-se que pagam grandes impostos e que não têm meios para pagar as perdas causadas por estes animais. Do nosso ponto de vista, se o Governo tem milhões para injectar em bancos, também deve passar a assumir as responsabilidades das perdas causadas na agricultura.

Vamos junto das Instituições Públicas reclamar que sejam pagos os prejuízos aos Agricultores sob pena de não podermos continuar a cultivar e é necessário produzir em Portugal. Por exemplo, agora com a COVID-19 as fronteiras estiveram fechadas e o povo precisa necessita de mercados de produtos agrícolas. Além disso, a Lei dos Baldios e o Direito dos Compartes são para ser respeitados.

 

Leiria, 10 de Junho de 2020

A União dos Agricultores do Distrito de Leiria

Comunicado UADL