2020-05-29

Mensagem d'O Bando dos Gambuzinos às heroínas e aos heróis do campo

 

Recebemos na CNA uma mensagem especial dirigida às heroínas e aos heróis do campo, as agricultoras e os agricultores que nestes tempos estranhos e adversos continuam, como sempre, a ir para os campos para que não faltem alimentos saudáveis nos nossos pratos.

Partilhamos aqui com todas as agricultoras e agricultores (porque é para ela/es) a bonita homenagem enviada pel’ “Os Gambuzinos – Associação Cultural”, a quem agradecemos e a quem retribuímos o gesto, pois também de cultura nos alimentamos.

É esta força que move a Agricultura Familiar. A CNA e Filiadas – sempre com os agricultores – não baixarão os braços para que aqueles que nos alimentam e protegem o nosso planeta e a nossa cultura tenham uma vida diga.

Obrigada, “Bando dos Gambuzinos”!

Obrigada, Agricultoras e Agricultores Familiares!

A mensagem:

“Agricultores, fruticultores, pescadores, criadores de animais, produtores de leite, produtores de pão, massas, arroz, enlatados.

Obrigada por tudo <3,

Beni (5 anos)

 

Porto, 18 de Maio de 2020

Caros Amigos,

Os Gambuzinos são uma Associação Cultural sem fins lucrativos de educação pela arte, predominantemente destinada a crianças e jovens.

Nestes tempos de alterações da vida de todos continuamos a nossa actividade através de teletrabalho nas diversas áreas artísticas e, entre outras coisas, cantámos uma cantiga que temos editada em CD, com poema de Luísa Ducla Soares.

Conversámos sobre os ‘heróis’ dos nossos dias e as crianças resolveram fazer uma lista de todos os que devíamos reconhecer e agradecer pelo que fizeram e fazem, escrevendo cada uma aos destinatários identificados.

Obrigado por existirem, com votos de que, serenada esta fase excepcional, vos continuem a dar o mérito e apoio que merecem, mesmo em tempos de menor protagonismo.

 

As melhores saudações,

O Bando Dos Gambuzinos”

 

Heróis

Dizem que é um herói,

matou sete duma vez.

Eu cá criei sete frangos

duma galinha pedrês.

 

Dizem que é um herói,

arrasou uma cidade.

Eu cá plantei oliveiras

nas terras da minha herdade.

 

Dizem que é um herói,

conquistou terras e mar.

Eu cá conquistei a Rosa

ah, como é bom namorar!



Dizem que é um herói,

veio na televisão,

Eu cá amassei farinha
 
para fazer nosso pão.

 

Luísa Ducla Soares

 

Ler mensagem original d'O Bando dos Gambuzinos