2020-05-27

Debate online "As propostas do Governo para a Agricultura serão as que a Lavoura e o País precisam?"


A CNA promoveu um segundo debate online, na sua página de facebook, no contexto da pandemia de COVID-19. Foram abordadas e debatidas as medidas anunciadas pelo Ministério da Agricultura, a 16 de Maio, analisando os impactos que estas terão no apoio aos agricultores, mais concretamente à Agricultura Familiar.

O debate contou com a participação de Pedro Santos (CNA), Luís Lopes (professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e José Miguel Gonçalves (agricultor, CNA e Coordenadora Europeia Via Campesina). A moderação ficou a cargo de Laura Tarrafa (CNA).

Apesar de considerar importantes as ajudas anunciadas para o sector agrícola, no ponto de vista da CNA, não são suficientes e não abrangem inúmeros pequenos e médios agricultores, por exemplo aqueles que não beneficiam das ajudas da PAC, que na sua maioria são quem mais precisa de apoios para conseguir continuar com a actividade.

Tal como o primeiro, este segundo debate online teve um grande número de pessoas a assistir e a participar, deixando o seu contributo, sendo que alguns agricultores também deixaram expressas as suas maiores dificuldades e a falta de ajudas para tentar manter as suas explorações.

A CNA entende que esta iniciativa tem uma extrema importância, na medida em que aborda de forma alargada diversos assuntos actuais relacionados com a Agricultura Familiar.

Hoje a importância da Agricultura Familiar é amplamente reconhecida a nível institucional (Declaração dos Direitos Camponeses, Década da Agricultura Familiar, Estatuto da Agricultura Familiar), mas as políticas adoptadas, quer a nível nacional, quer a nível da PAC, não têm traduzido esse reconhecimento nem melhorado a condição das explorações agrícolas familiares.

Importa pois continuar a actividade de reflexão e proposta em torno das políticas com impacto na vida dos pequenos e médios agricultores, e consequentemente nos consumidores e toda a sociedade. Nesse sentido, fica a intenção de realizar brevemente novos debates.

Este seminário integra um projecto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e é co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Assista ao debate AQUI.