2020-03-16

CNA e BALAGRI reuniram com CIM Viseu - Dão - Lafões

 

A pedido da CNA, da BALAGRI - Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu, e também de "comissões de lesados pelos javalis" decorreu a 12 de Março de 2020, uma reunião na Sede da CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Viseu - Dão - Lafões, em Tondela.

Em representação da CNA esteve João Dinis e da BALAGRI, Delfim Moutinho. Nesta reunião, o objectivo principal foi o de sensibilizar as Autarquias desta região para o problema da "praga" dos Javalis que causam elevados prejuízos à Lavoura, levando a que alguns pequenos agricultores abandonem as suas produções. Reafirmou-se, ainda, que as indemnizações pelos prejuízos devem passar para a responsabilidade do Governo.

Apelou-se à colaboração das Autarquias na recolha de assinaturas da "Petição" da CNA e Filiadas que se pretende levar à Assembleia da República, com o objectivo de para além do pagamento das indemnizações, controlar o estado sanitário dos animais e a forma como estão a evoluir as suas populações. 

Os representantes da CIM mostraram-se compreensivos com a situação, comprometendo-se a que o assunto será objecto de análise na próxima reunião com os Presidentes de Câmara da região desta CIM de Viseu - Dão – Lafões, da qual fazem parte 14 Municípios.

 

Assine a petição online aqui: 

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT95426&fbclid=IwAR1fsP7p1qiOsR0xanqwT5BjYF8tIVr98dKhiXVCcSuiR4nm4sHLuMO5EPo