2021-12-14

Assembleia Geral da ADACB intensifica a luta em defesa da Agricultura Familiar

Nota de Imprensa

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) realizou no dia 13 de Dezembro, na cidade do Fundão, a Assembleia Geral tendo aprovado por unanimidade o Orçamento e o plano de actividades para o Ano de 2022.

Os Agricultores presentes nesta Assembleia Geral colocaram como a sua principal dificuldade neste momento o elevado custo dos factores de produção designadamente os fertilizantes, os combustíveis, a energia, as taxas e os juros bancários que estão a criar enormes problemas ao escoamento dos produtos agrícolas a preços compensatórios.

Do plano de actividades aprovado destaca-se a determinação da Associação em manter a luta em defesa dos direitos e interesses dos pequenos e médios Agricultores da Agricultura Familiar, em defesa da produção nacional, do Mundo Rural e da Soberania Alimentar do nosso País.

A ADACB decidiu manter e alargar as suas actividades de apoio aos Agricultores, no âmbito da prestação de serviços técnico-profissionais, dos serviços de aconselhamento agrícola e da formação profissional destinada a Agricultores, técnicos e a outros intervenientes do Mundo Rural.

A ADACB decidiu, ainda, intensificar a sua luta na defesa:

- Preços justos à produção e escoamento dos produtos a preços compensatórios;

- Mais justiça na distribuição das ajudas nacionais e comunitárias;

- Estatuto da agricultura familiar com apoios concretos no âmbito da comercialização, fiscalidade, segurança social, seguros agrícolas, formação e informação;

- Apoios aos pequenos produtores na defesa e limpeza da sua floresta;

- Apoios ao Associativismo dos pequenos e médios Agricultores;

- Vida digna aos Agricultores e restantes comunidades rurais.

 

A ADACB decidiu, também, realizar no início do ano, Sessões de Esclarecimento sobre:

  • A campanha de subsídios 2022 - considerando que se vão verificar diversas alterações dos apoios comunitários aos Agricultores;
  • Os prejuízos na lavoura provocados por pragas e doenças, nomeadamente, javalis e vespa asiática;
  • A Fiscalidade Agrícola;
  • Os Circuitos Curtos de Comercialização.

A ADACB decidiu, ainda, enviar às diversas candidaturas das próximas eleições legislativas, uma carta aberta com as principais reivindicações da Agricultura e do Mundo Rural.

Fundão, 13 de Dezembro de 2021

A Direcção da ADACB

NOTA DE IMPRENSA