2021-11-24

Resultados do projecto reLOCALiza apresentados ao presidente da CM de Vila Pouca de Aguiar

A Associação dos Agricultores e Pastores do Norte (APT), representada pela presidente da mesa da Assembleia Geral, Teresa Gonçalves, e pelo director João Morais, reuniu no dia 17 de Novembro com o presidente da Câmara Alberto Machado, a quem apresentou os resultados do projecto reLOCALiza, com especial incidência no concelho, através do Relatório Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

O reLOCALiza é um projecto baseado em estudos locais, passiveis de concretizar e aplicar em diferentes territórios, cujo principal objectivo é promover o abastecimento de cantinas públicas com produtos provenientes da agricultura familiar, empregando circuitos curtos de comercialização. No concelho de Vila Pouca de Aguiar, a metodologia utilizada assentou no levantamento, para identificação e caracterização, das necessidades das cantinas e da oferta de produtos locais tendo por base a agricultura familiar.

A Associação teve oportunidade de apresentar os principais resultados do projecto com a entrega do documento final de posição “reLOCALiza: 10 propostas para abastecer a restauração pública com produção local”. O documento reúne um conjunto de 10 propostas, com vista à dinamização dos Circuitos Curtos de Comercialização num contexto da criação e dinamização de sistemas alimentares sustentáveis de base local. A primeira dessas propostas aponta para que 30% do abastecimento de produtos agrícolas das cantinas públicas tenha origem na Agricultura Familiar portuguesa em 2030.

O Presidente mostrou-se interessado e referiu que tem abertura total para aquisição de produtos alimentares aos agricultores do município. Além disso, o município comprometeu-se a promover uma reunião com os responsáveis das cantinas escolares, a nutricionista do município e os produtores locais por forma a definir uma estratégia de ativação dos Circuitos Curtos de Comercialização.