2021-11-19

Governo indiano recua: Um ano de luta e uma grande vitória dos agricultores e das suas organizações!


Vale sempre a pena lutar! A CNA saúda e manifesta a sua solidariedade aos agricultores indianos em luta.

Esta manhã, o movimento dos agricultores da Índia alcançou uma grande vitória! O Governo indiano anunciou a revogação das três polémicas leis agrícolas introduzidas no ano passado, decisão que surge numa altura em que os protestos dos agricultores estão prestes a completar um ano.

O processo deverá começar na Sessão do Parlamento em Dezembro de 2021, de acordo com o anúncio feito pelo Primeiro-Ministro esta sexta-feira.

A revogação destas leis foi uma das muitas exigências feitas pelos agricultores ao longo desta histórica e heroica luta que dura há quase um ano (teve início a 26 de Novembro de 2020). Fica por concretizar ainda outra das reclamações dos Agricultores, que é a garantia legal do Preço Mínimo assegurado pelo Estado, contra a liberalização do mercado que conduzirá os agricultores para a mão do grande agro-negócio, com consequências dramáticas nos seus rendimentos.

É esperada agora uma reação oficial de Samyukta Kisan Morcha (a coligação que lidera o protesto histórico), mas os protestos não serão cancelados imediatamente, estando ainda pendente a discussão de outras reclamações feitas ao Governo.

De acordo com relatos dos meios de comunicação social, embora os manifestantes nas ruas tenham saudado o anúncio do Governo, lamentam que no último ano, em grande parte devido à obstinação do Governo, mais de 650 agricultores tenham perdido a vida. Os agricultores também condenaram as tentativas de difamação e criminalização de muitos deles.

Serão conhecidos em breve novos desenvolvimentos, a anunciar pela coligação. Mais informações em https://www.facebook.com/viacampesinaOFFICIAL/