2021-10-29

Abastecimento de cantinas com produtos locais: Projecto reLOCALiza apresentado ao Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

 

A parceria do projecto ReLOCALiza reuniu por videoconferência no dia 28 de Outubro com o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, a quem apresentou os principais resultados do projecto com a entrega do documento final de posição “reLOCALiza: 10 Propostas para abastecer a restauração pública com produção local”.

O documento reúne um conjunto de 10 propostas, com vista à dinamização dos circuitos curtos de comercialização num contexto da criação e dinamização de sistemas alimentares sustentáveis de base local.

A primeira dessas propostas aponta para que 30% do abastecimento de produtos agrícolas das cantinas públicas tenha origem na Agricultura Familiar portuguesa em 2030. Os resultados do projecto permitem concluir que é possível abastecer em parte as cantinas escolares com produção local, sendo, para isso, necessárias medidas por parte do Governo, conforme transmitido na Audiência ao senhor Secretário de Estado.

Essas medidas passam pelo apoio aos agricultores e pela criação de estruturas associativas de apoio técnico aos produtores que façam ligação entre a procura e a oferta de alimentos; reestruturação das ementas e menus escolares; adaptação dos concursos públicos; sensibilização da comunidade escolar para as vantagens da criação de sistemas alimentares sustentáveis de base local; e criação de um fundo de apoio aos municípios para a promoção desta abordagem.

Além destes pontos, os parceiros discutiram, também, com o Senhor Secretário de Estado a necessidade de adaptação da próxima PAC (Política Agrícola Comum) de forma que a Agricultura Familiar e os circuitos curtos de comercialização sejam considerados como prioritários no Plano Estratégico Nacional.

Na audiência esteve uma delegação da parceria, liderada pela CNA.

São parceiros do projecto reLOCALiza o Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior Agrária; a TRILHO - Associação para o Desenvolvimento Rural; a Associação para o Desenvolvimento Agrícola Rural Arribas Douro (ADARAD), a Associação dos Agricultores e Pastores do Norte (APT), a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) e a CoimbraMaisFuturo – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra.

De referir que a parceria apresentou também os principais resultados do projecto ao Presidente da República, numa Audiência realizada no passado dia 13 de Outubro, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O reLOCALiza é um projecto no âmbito de uma iniciativa comunitária promovida pelo PDR2020 e é co-financiado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020.

Saiba mais sobre o projecto em http://www.relocaliza.pt