2021-10-29

União dos Agricultores do Distrito de Leiria alerta Presidente da CM de Ansião para as dificuldades da Agricultura Familiar

 

A União dos Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) foi recebida, esta sexta-feira, 29 de Outubro, pelo presidente da Câmara Municipal de Ansião, a quem expôs um conjunto de situações que afectam os Agricultores do concelho e que carecem de resolução urgente.

Um dos problemas prende-se com os estragos causados pelos javalis e outros animais selvagens nas culturas dos Agricultores, que não são indemnizados. O do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) “empurra” o encargo para as zonas de caça que, por sua vez, dizem não ter dinheiro nem responsabilidades na caça grossa, acabando por ser o Agricultor a arcar com os prejuízos.

A UADL alertou também que o aumento dos preços dos combustíveis leva à subida dos fatores de produção e que as dificuldades de comercialização vão aumentar para a Agricultura Familiar.

“As grandes superfícies importam a esmagadora maioria dos produtos agrícolas, por vezes de qualidade duvidosa, o que aumenta as dificuldades na comercialização”, denuncia a UADL num documento entregue ao presidente da Câmara.

Estas dificuldades colocadas à Agricultura familiar penalizam até o Ambiente, na medida em que as explorações agrícolas familiares não fazem a mesma poluição que as grandes explorações de agricultura super-intensiva e não devem, por isso, ser classificadas de igual modo, pelo contrário, devem ser valorizadas.

A UADL elencou estas questões num documento entregue ao presidente da Câmara Municipal de Ansião, a quem solicitou que transmitisse as preocupações dos Agricultores à Ministra da Agricultura e ao presidente do ICNF.

De referir, ainda, que a UADL tem realizado diversas jornadas de contacto com Agricultores e Consumidores, em diversos mercados e feiras do distrito de Leiria, distribuindo a revista Voz da Terra e um documento aos Agricultores e à População.