2021-09-14

Urge a rápida averiguação dos prejuízos e pagamentos aos agricultores afectados pelo mau tempo

A CNA está solidária com as agricultoras e os agricultores que mais uma vez enfrentam o mau tempo que assolou o País na tarde de ontem, e que se prevê que continue nas próximas horas.

Numa primeira análise, estima-se que sejam milhares os hectares afectados e que vão levar a elevados prejuízos em culturas como o milho ou hortícolas, em muitas zonas do País com destaque para o Baixo Mondego.

Perante esta grave situação, exige-se ao Ministério da Agricultura o rápido levantamento dos prejuízos junto dos agricultores, a simplificação dos processos administrativos e que a indemnização seja real e rapidamente paga aos produtores. Não se admite que aconteça o mesmo que noutras situações em que muitos produtores nunca receberam as indemnizações devidas.

Não obstante estas medidas imediatas, a crescente frequência de fenómenos extremos exige soluções de médio e longo prazo para a estabilidade produtiva e financeira dos produtores. É cada vez mais evidente a justeza da luta da CNA e filiadas pela concretização de Seguros Agrícolas Públicos, adequados à realidade da Agricultura Familiar Portuguesa, já que os existentes não são adequados à maioria dos agricultores.

Alertamos ainda que os prejuízos e a falta de liquidez financeira das explorações agrícolas afectadas, levará à falência e ao abandono forçado da actividade e do Mundo Rural, reduzindo a Produção Nacional e prejudicando fortemente a Soberania Alimentar de Portugal.

14 de Setembro de 2021

A Direcção da CNA