2021-03-10

UABDA alerta para a grave situação em que o sector se encontra e exigir medidas urgentes de apoio aos agricultores

A União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA) vem alertar para a grave situação em que o sector se encontra e exigir medidas urgentes de apoio aos agricultores.

Na sua última reunião, a UABDA concluiu que a pandemia veio agravar a situação já difícil em que a grande maioria dos pequenos e médios agricultores e produtores se encontrava, aliado à falta de medidas de apoio do Governo a este sector, que mesmo em grandes dificuldades continuou a produzir. Que o digam os produtores de leite e de carne, a braços com dificuldades de escoamento dos bovinos, mesmo a preços baixos, com a agravante do aumento do preço dos factores de produção (rações). A par destes elementos, os produtores vêm-se confrontados com as exigências e regras no que toca ao bem-estar animal, tratamento de afluentes e redução do número de animais por exploração. Medidas que exigem obras e adaptações das explorações, o que tem conduzido ao abandono do sector, pois muitos não dispõem dos meios ou conhecimentos técnicos e sem apoio, não conseguem realizar as adaptações necessárias.

Estes produtores, justamente, perguntam: onde está o Governo? Onde estão aos apoios? Ou o Governo está à espera que este sector acabe?

 

Válega, 3 de Março de 2021

COMUNICADO