2021-01-12

Sobre a constituição da AVADOURIENSE, a situação dos produtores do Douro e a urgência de concluir a reativação da Casa do Douro

Foi recentemente constituída a AVADOURIENSE – Associação dos Viticultores e da Agricultura Familiar Douriense, entretanto filiada na CNA – Confederação Nacional da Agricultura, uma estrutura que pretende agregar e representar a realidade da agricultura familiar nos mais de dez mil produtores agrícolas da Região Demarcada do Douro.

O arranque das nossas actividades dá-se num período particularmente difícil para a agricultura duriense, pois as dificuldades no escoamento da produção e no rendimento dos agricultores e suas famílias viram-se bastante agravadas com a pandemia. Dificuldades que não encontram na política deste Governo e desta Ministra da Agricultura a resposta que se exigia, antes pelo contrário. É por isso para os agricultores durienses que, apesar destas dificuldades, continuam a lavrar e a produzir no Douro, que vai a nossa primeira palavra de solidariedade.

A pandemia não pode servir de pretexto para concentrar problemas na Região Demarcada do Douro. O apelo, que dirigimos ao Governo e aos demais órgãos de soberania, é que sejam implementadas e concretizadas medidas que permitam aos produtores durienses manter a produção e salvaguardar os seus rendimentos.

Convergimos por isso na exigência da plena concretização da Lei nº 73/2019, em particular, na exigência da concretização do processo eleitoral para a Casa do Douro, sem mais desculpas sem fundamento ou outros expedientes atrás dos quais o Governo esconde as suas intenções.

Ao não promover a plena concretização da Lei nº 73/2019, o Governo está, na prática, a impedir que se concretize uma importante reversão da política da anterior maioria PSD/CDS, que pretendia o desmantelamento e entrega aos privados de uma histórica e fundamental instituição da Região do Douro, que deve servir, em primeiro lugar, os seus produtores. O adiamento da concretização da Lei 73/2019 coloca a ação deste Governo na linha dessa política, e não no caminho de uma política que promova a reconstituição da Casa do Douro como baluarte dos produtores durienses.

Depois da grande luta que foi a da recuperação da Casa do Douro, a AVADOURIENSE tudo fará para reforçar a convergência dos produtores durienses na luta por uma Casa do Douro verdadeiramente ao serviço da Região e dos seus produtores.

Vila Real, 12 de Janeiro de 2021

A Direcção da AVADOURIENSE

NOTA DE IMPRENSA