2020-12-09

CNA participa na Assembleia Geral da CEVC

A CNA participou no dia 4 de Dezembro, na Assembleia Geral da Coordenadora Europeia Via Campesina (CEVC), organização na qual está filiada.

Nesta Assembleia Geral, que se realizou por videoconferência, foram apresentados os resultados da renovação de mandatos de três membros do Comité Coordenador da organização e da eleição de dois novos membros.

Realizou-se também um debate político sobre as repercussões da crise climática nos sistemas agrícolas e alimentares, com as organizações-membro da CEVC a falarem da situação vivida nos seus países e trazendo ao debate qual deverá ser a resposta e posicionamento das organizações camponesas neste contexto. Da parte da CNA, abordou-se a estratégia “Do Prado ao Campo” manifestando que, apesar de o texto da estratégia ter objectivos positivos, o contexto mais alargado da tomada de decisões em termos de políticas agrícolas, alimentares e comerciais não se coaduna com esses objectivos, sendo o exemplo flagrante a proliferação desenfreada de tratados de livre comércio, assentes no comércio a longas distâncias e que nada tem de sustentável, quer do ponto de vista ambiental, económico ou social.

Pela CNA participaram Adélia Vilas Boas e Alfredo Campos como delegados e Vítor Rodrigues como observador. José Miguel Pacheco, também da CNA, participou enquanto membro do Comité Coordenador da CEVC.