2020-11-03

CNA recebe candidato às presidenciais 2021 João Ferreira

A CNA recebeu esta terça-feira, na sua sede em Coimbra, o candidato às eleições presidenciais de 2021, João Ferreira.

No encontro, os dirigentes da CNA falaram das preocupações da Confederação face à situação da Agricultura Familiar em Portugal, na sequência de más decisões políticas que nos últimos anos muito têm penalizado os pequenos e médios agricultores e comprometido a Soberania Alimentar do País. A exemplo, a CNA frisou a necessidade da urgente concretização do Estatuto da Agricultura Familiar, aprovado há mais de dois anos mas ainda sem medidas substantivas.

A CNA salientou que o País precisa de um Presidente da República que não se esqueça do Mundo Rural e do papel que os agricultores familiares desempenham no abastecimento do mercado interno, com produtos de qualidade e culturalmente adequados, garantindo a segurança e soberania alimentares de Portugal.

O candidato apoiado pelo PCP referiu que é objectivo da sua candidatura promover a coesão de todo o território nacional, com a eliminação progressiva das desigualdades económicas e sociais, e que esse objectivo passa pela promoção do equilíbrio entre os territórios urbanos e rurais.

João Ferreira frisou ainda que, nas competências que cabem ao Presidente da República, fará cumprir a Constituição da República Portuguesa, que no seu Artigo 97.º refere que na “prossecução dos objectivos da política agrícola o Estado apoiará preferencialmente os pequenos e médios agricultores, nomeadamente quando integrados em unidades de exploração familiar”.